Core business: como identificar e focar no da sua empresa

core business: dois homens sorrindo em escritório

Autor

Equipe Prado Chaves

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Saber como identificar o core business da sua empresa é essencial para otimizar estratégias e focar nas tarefas mais relevantes. Saiba mais!

Uma gestão eficiente e o desenvolvimento adequado do negócio exigem atenção a diversas atividades relacionadas ao pessoal, aos documentos, às compras e vendas, manutenção, entre outras. Porém, entre tantas tarefas, é comum que a empresa se esqueça de focar em seu core business — você sabe o que isso significa?

Entender o conceito com mais profundidade é importante tanto para identificar qual é o core business da sua organização quanto para adotar estratégias mais adequadas que permitam manter o foco nessa atividade. Se você quer aprender mais sobre o tema, continue a leitura!

O que é o core business de uma empresa?

O termo core business pode ser traduzido como negócio principal, centro do negócio ou núcleo do negócio. Assim, ele se refere às atividades que motivaram a criação da empresa, relacionando-se com os produtos ou serviços vendidos. 

Nesse caso, saber identificá-lo e manter o foco nele é importante para que as demais tarefas necessárias não acabem sobrecarregando a organização, fazendo com que as atividades principais fiquem de lado e percam a qualidade na execução. 

Como identificar o core business?

Apesar de se referir à principal atividade de uma empresa, nem sempre é fácil identificar qual é o core business. Nesse caso, para garantir uma definição acertada, existem alguns pontos de atenção. Veja o que observar para concluir essa tarefa: 

  • avalie os produtos ou serviços ofertados;
  • entende como é o volume de vendas;
  • reflita sobre os objetivos iniciais da empresa;
  • identifique quais públicos compras os produtos ou serviços da empresa;
  • verifique se a marca atinge a persona desejada;
  • tenha clareza sobre os seus diferenciais.

A ideia é perceber o que entrega maior valor para o público e as fontes de renda relacionadas às vendas na empresa. Afinal, é isso que trará os recursos necessários para investir no desenvolvimento da companhia.

A partir disso, é possível fazer um planejamento estratégico mais eficiente, garantindo toda a atenção necessária para as atividades principais e buscando meios de otimizar os demais setores para que o conjunto funcione de forma harmônica. 

Como ter mais foco no core business?

Depois de identificar a atividade principal, uma dúvida comum trata de como ter mais foco no core business. Muitas vezes, com o volume de tarefas necessárias para o funcionamento da empresa, é comum que elas comecem a tomar muito tempo e recursos. 

Porém, sem um controle efetivo sobre isso, o core business pode ser prejudicado. Nesse sentido, saber como terceirizar atividades não relacionadas ao foco de vendas da empresa pode ser uma estratégia interessante.

Assim, você contará com parcerias especializadas para lidar com certas tarefas, enquanto os gestores e a equipe conseguem dar maior atenção às tarefas principais do negócio. Como resultado, é possível buscar melhores resultados, aumentando as vendas e a lucratividade.

Por isso, separamos algumas dicas importantes que podem ajudar a ter mais foco no core business. Confira!

Tenha uma parceria para guarda de documentos

A guarda de documentos é uma tarefa fundamental para a segurança documental do negócio. Afinal, eles envolvem contratos, notas fiscais, comprovantes de pagamento, registros contábeis e outros itens essenciais para cumprir a legislação e comprovar o cumprimento de obrigações.

Ainda, podem ser necessários para ajudar a esclarecer eventuais controvérsias sobre os direitos e deveres em um contrato. No entanto, é preciso ter um espaço adequado e adotar boas técnicas para o armazenamento, inclusive com a digitalização. Nesse cenário, uma possibilidade é terceirizar o serviço, contando com uma parceira para a guarda de documentos, garantindo que eles estarão acessíveis e protegidos. 

Terceirize os processos de negócios (BPO)

Existem diversas ações que envolvem a gestão documental e processos relacionados. Nesse caso, a empresa pode contar com o Business Process Outsourcing (BPO), terceirizando esse gerenciamento.

Isso permite criar um fluxo completo das ações que devem ser realizadas para trazer agilidade e segurança em relação aos documentos, enquanto a equipe pode se dedicar às atividades principais do negócio. 

Agora que você já sabe o que é como manter o foco no core business, vale a pena avaliar os processos da empresa e adotar estratégias que permitam potencializar os resultados obtidos com a atividade principal.

Para tanto, conte com boas parceiras, como a Prado Chaves, que tem soluções completas para auxiliar na gestão documental do seu negócio. Quer saber mais sobre nossos serviços? Acesse nosso site e veja como a Prado Chaves pode auxiliar a sua empresa!

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