Você sabia? A proteção de informações é fundamental para o seu negócio

Proteção de informações: dedo humano desbloqueando cadeado digital.

Autor

Equipe Prado Chaves

Entenda de vez, neste artigo, os motivos que fazem a proteção de informações ser fundamental para o crescimento de qualquer negócio!

Você sabe qual a importância da proteção de informações para o seu negócio? As empresas lidam com um grande volume de dados e elas se referem a diferentes segmentos da organização. Por esse motivo é muito importante estar atento em relação às questões de segurança para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações, inclusive as de caráter sigiloso.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacamos o que é a segurança da informação, quais são os seus pilares e também a importância desse termo para as empresas. Confira!

O que é a segurança da informação?

Esse conceito refere-se à proteção de dados das empresas contra diversas ameaças. Desse modo, são desenvolvidas ações que visam diminuir os riscos e assegurar a continuidade das operações do negócio.

O principal objetivo da segurança da informação é assegurar ao proprietário de um determinado conteúdo que não acontecerá nada de ruim, ou seja, dificilmente terá o seu conteúdo perdido ou alterado.

Quais são os seus pilares?

Como é possível perceber, a segurança da informação é um conceito amplo e apresenta alguns pilares importantes. O entendimento desses princípios é fundamental, pois eles facilitam o entendimento das questões relacionadas ao tema.

Desse modo, na sequência do post explicaremos quais são os pilares da segurança da informação.

Disponibilidade

Esse princípio tem como objetivo deixar que as informações estejam acessíveis somente para as pessoas interessadas e de forma permanente. Desse modo, os gestores e indivíduos interessados terão acesso aos dados do negócio quando precisarem. Além disso, todo o conteúdo será confiável.

Diante do apresentado, podemos afirmar que a disponibilidade ajuda a garantir mais agilidade nos processos empresariais. Com a adoção dessa prática, os gestores terão acesso aos dados de forma mais rápida e eficiente e, consequentemente, terão mais assertividade na tomada de decisões.

Integridade

O dado protegido deve ser íntegro, ou seja, não pode sofrer alteração indevida. Esse princípio evita que uma determinada informação seja alterada. Isso é muito importante, pois garante uma maior confiabilidade das informações. Dessa forma, o receptor saberá que a mensagem é confiável, pois o conteúdo original não foi alterado no processo de envio da informação.

Confidencialidade

Nesse momento visa assegurar o sigilo das informações. Desse modo, os conteúdos estarão protegidos e apenas as pessoas autorizadas poderão acessar os dados.

A criptografia é um exemplo de tecnologia que garante a confidencialidade. Isso porque, por meio dessa prática, o invasor pode até conseguir ter acesso a uma determinada informação, no entanto, ela estará incompreensível ao cracker, pois ele não conseguirá entender o código da mensagem.

Autenticidade

A autenticidade visa assegurar o conhecimento de quem produziu e enviou um determinado conteúdo. Essa prática garante transparência e segurança na transmissão das informações, pois se torna conhecido o autor da mensagem.

Qual a importância da segurança da informação?

Os crimes virtuais têm crescido e há vários ataques praticados. Entre eles estão o sequestro de dados, vazamento de informações e ataques de negação de serviço (tornam os dados indisponíveis devido à sobrecarga no sistema) etc. Segundo a pesquisa feita Cyber Security, o Brasil é o segundo país no mundo com mais ataques cibernéticos, causando um prejuízo de US $22 bilhões, aproximadamente 121 bilhão de reais.

Diante desse cenário é muito importante ter consciência em relação à situação na qual estamos inseridos e também tomar os devidos cuidados para assegurar a Segurança da Informação. Essa prática evitará que pessoas indesejadas tenham acesso às informações sigilosas da sua empresa e garantirá uma maior confiança por parte dos clientes.

A terceirização da gestão de documentos é uma ótima estratégia para assegurar a proteção de informações sensíveis de uma empresa. Isso porque, você contará com uma organização especializada na administração de arquivos e que, portanto, será capaz de assegurar a segurança.

A proteção de informações é fundamental para qualquer negócio. Isso porque, por meio dessa prática torna-se possível assegurar que somente as pessoas interessadas tenham acesso aos dados da empresa e também assegurar mais confiança no mercado. Considerando os benefícios mencionados, vale muito a pena investir na segurança da informação no seu negócio.

Gostou deste conteúdo sobre a importância da proteção de informações? As soluções de gestão de arquivos e informações da Prado Chaves são referência e podemos ajudar a otimizar a proteção dos dados da sua organização.

Contato



    Autorizo a Prado Chaves a enviar e-mails, esta autorização poderá ser cancelada a qualquer momento.