O que é o business process modeling?

Autor

Equipe Prado Chaves

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Pode parecer um termo estranho, mas no mundo corporativo o business process modeling é bastante conhecido. Esse método serve como uma ferramenta para a visualização de todos os processos que acontecem dentro de uma empresa, desde o setor operacional até o de gestão.

Derivado da metodologia BPM (Business Process Management) que visa otimizar e padronizar os processos de uma organização, o business process modeling tem o foco total em fazer os processos funcionarem melhor e de forma que agregue mais benefícios e retorno sobre investimento para a empresa que o aplica.

Para facilitar a compreensão do que é de fato essa metodologia e para que serve, basta imaginar todos os processos de uma empresa e como eles são realizados. Aqui vale considerar desde a etapa de mapeamento dos processos necessários até mesmo o controle de resultados.

Além disso, com esse sistema há a possibilidade de identificar melhorias e déficits que precisam ser sanados, antes mesmo do processo começar a ser aplicado, reduzindo significativamente os custos com retrabalhos, por exemplo.

Quais os benefícios de aplicar o BPM em seu negócio?

Por se tratar de uma metodologia que tem foco total em modelagem de processos e otimização de falhas, é comum que aplicar essa técnica em sua empresa agregue diferentes benefícios. A seguir, separamos os principais, confira!

Redução de custos

Com os processos mais alinhados e com a melhora contínua, é comum que cada vez mais haja menos retrabalhos e necessidades de custos adicionais para atividades de baixo valor agregado. Por isso, os custos caem consideravelmente, permitindo assim que o dinheiro possa ser realocado para tarefas que, de fato, agregam retorno financeiro para o negócio.

Aumento da produtividade

É comum que com um fluxo de trabalho mais organizado e com atividades com responsabilidades definidas, o time envolvido se sinta mais engajado em realizar suas tarefas diárias. Além de aumentar a produtividade, isso acarreta na vantagem citada anteriormente.

Paralelamente a isso, é comum que os colaboradores ao entenderem os impactos de suas tarefas, passem a realizá-las com mais dedicação e esforço contínuo, ou seja, o BPM também interfere na qualidade das entregas finais para os clientes.

Melhoria na comunicação organizacional

Cada um entendendo a sua função e o seu papel dentro da organização, todos os ruídos de comunicação acabam. Isso acontece porque assim não é mais possível ficar jogando a responsabilidade de um setor para o outro.

Ainda, os processos e fluxo de trabalho bem estruturados aumenta a colaboração entre os times e mantém todos integrados e engajados com as entregas que precisam ser realizadas a curto, médio e longo prazo.

Processos mais alinhados e consistentes

A premissa dessa metodologia é visualizar, de forma integral, todos os passos que ocorrem dentro dos processos empresariais. Portanto, com a aplicação correta, é comum que sejam analisados quais os pontos precisam ser melhorados e o que está dando certo, para assim continuar sendo colocado em prática.

Isso causa um alinhamento entre as tarefas, time e cliente, além de permitir que todas as atividades sejam realizadas com mais autonomia e segurança no que está sendo realizado.

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