Autor
Equipe Prado Chaves
[addtoany]
O crescimento do home office vem sendo expressivo. Somente em 2020, a expectativa é que 20,8 milhões de brasileiros adotem essa alternativa. Essa tendência, inclusive, impacta 22,7% das profissões brasileiras.
O crescimento do home office vem sendo expressivo. Somente em 2020, a expectativa é que 20,8 milhões de brasileiros adotem essa alternativa. Essa tendência, inclusive, impacta 22,7% das profissões brasileiras.
Um dos motivos para levar a esse novo cenário é a flexibilidade. No entanto, existem outros fatores a considerar. Uma delas é a gestão documental.
Afinal, como garantir a preservação e a segurança dos arquivos da empresa? É o que vamos apresentar neste post. Acompanhe!
O home office é o modelo de trabalho em que você faz a sua casa como seu escritório. Todas as atividades são feitas de forma remota, inclusive reuniões. Ainda assim, é efetivado um verdadeiro trabalho em equipe.
Esse modelo traz benefícios para as duas partes. Para o colaborador, é a chance de:
Esses benefícios para os funcionários se refletem em vantagens para as empresas. Colaboradores satisfeitos se tornam mais motivados e produtivos.
Ao mesmo tempo, a empresa tem outros benefícios. Entre eles estão:
Esses são apenas alguns dos motivos que fazem o home office crescer no Brasil. Todos eles se refletem em aumento da vantagem competitiva.
Apesar de ter vários pontos positivos, o home office também implica desafios. As relações de trabalho mudam e é preciso padronizar as atividades para evitar prejuízos ao negócio.
Aqui, entra a gestão documental. Sem processos definidos, o resultado obtido tende a ser perdas, vazamentos de informações e até danos à reputação da empresa.
Dentro desse cenário, uma pesquisa demonstrou que os maiores desafios são:
Todos esses obstáculos podem ser ultrapassados com a ajuda da tecnologia. Com a gestão de documentos adequada, é possível alcançar um patamar de melhoria da gestão do tempo, engajamento da equipe e mais qualidade nos processos executados.
Para qualquer empresa, o acervo de documentação deve ser mantido em segurança. Essa é a prerrogativa básica para preservar as informações de clientes e estratégias, além de facilitar a padronização de processos.
Quando parte dos colaboradores — ou todos eles — atuam em home office, a atividade requer um cuidado maior. Afinal, é necessário assegurar o acesso, ao mesmo tempo que os documentos continuam protegidos.
Para resolver essa questão e preservar os dois objetivos, existe a Gestão Eletrônica de Documentos com trâmite eletrônico de documentos (GED/ Workflow). Basicamente, essa prática prevê a transformação de arquivos físicos em digitais para facilitar o acesso a qualquer momento e simplificar a tomada de decisão e usa como suporte metodologias e técnicas de gestão documental suportadas por um software específico para esse objetivo
Especificamente no home office, o GED/Workflow favorece a realização dos trabalhos a distância. Da mesma forma, assegura agilidade aos processos administrativos. Isso tudo se reflete em mais produtividade e vantagem competitiva.
Outro ponto positivo da gestão eletrônica é o compartilhamento de arquivos. Um mesmo documento pode ser acessado por vários usuários ao mesmo tempo. Com isso, o trabalho em equipe pode ser realizado sem prejuízo aos resultados esperados.
É importante lembrar de que a GED/Workflow implica a digitalização documental. Isso significa que todos os documentos estão seguros e armazenados corretamente.
Na prática, há menos riscos de perdas e extravios, assim como de alterações e acessos não autorizados. A partir disso, você tem mais chance de obter resultados satisfatórios para sua empresa.
Para garantir esses benefícios, é importante contratar uma empresa especializada, a Prado Chaves possui todos os recursos para uma empresa prosseguir seus processos de maneira otimizada e com segurança. Desse modo, o home office pode ser mais facilmente implementado no seu negócio.
O que achou de entender mais sobre o modelo de trabalho remoto e a gestão documental nesse cenário? Veja outras dicas úteis para sua empresa seguindo nossos perfis no Facebook e no LinkedIn.